terça-feira, 31 de julho de 2012

Couchsurfing: primeira experiência internacional

No início desse mês eu recebi um pedido de sofá. Pode parecer algo estranho de se dizer, mas foi uma experiência incrível. Acho que todo mundo já ouviu falar sobre comunidades de hospedagem, né? Eu participo do Couchsurfing há alguns anos, troquei cartões postais através dos grupos de lá e tal mas, morando longe dos grandes roteiros turísticos do país, não recebo muitos pedidos de sofá. Daí toda a excitação quando a Paula e a Laura, duas espanholas, pediram hospedagem aqui em casa. Foi uma loucura, mês de férias, a casa tava cheia com mnha avó e prima nos visitando e tanto o Eric quanto o meu cunhado hospedados aqui em casa também. Mas fizemos as contas e teria colchão pra todo mundo, então, elas vieram.  

Chegaram cedo da madrugada do domingo, dia 07. Ficamos acordados – Paula, Laura, eu e o Eric, até 4h damanhã conversando. Elas são de Valência e estão no Brasil com de bolsas de estudo na área e Ciência Política. No domingo pela manhã, meu pai fez a enorme gentileza de nos guiar em uma visita na área de mineração do Projeto Grande Carajás. Meu pai trabalha direta ou indiretamente nessa área há quase 25 anos e tem muita história pra contar sobre a exploração mineral e sobre a região como um todo. À noite levamos as meninas para uma volta na praça, comemos tacacá, vatapá e açaí.
    
csers
Na segunda era aniversário do Eric e Paula e Laura foram às compras pra fazer um torta e docinhos para comemorar. Torta de chocolate, uisqué e café, além de docinhos de chocolate e amendoim. Paula fez também uma bebida de café com uísque e limão, bem gostosa. Terminamos a noite assistindo um filme de produção regional nordestina que já é um clássico aqui em casa, o “Ai que vida!”

Na terça subimos novamente pra Serra, dessa vez pra uma visita ao Parque Zoobotânico de Carajás. Não fomos tão bem sucedidos, já que o zoo está meio bagunçado pro conta de uma reforma e o horário de visita estava encerado. Conseguimos entrar, mas muitos animais já estavam recolhidos. A noite nós zapeamos na tv e comemos brigadeiro.

photo_templates_p7_4 cópia
Foi incrível conhecer a Paula e a Laura. Elas compartilharam tanto com a gente, falaram sobre a vida e os estudos na Espanha, sobre suas famílias e costumes, sobre a experiência toda aqui no Brasil (já estão aqui há 4 meses) e responderam todas as nossas perguntas. Eram também bastante curiosas e receptivas a tudo que mostramos, de comidas a fotografias familiares. Foram ótimas hóspedes e todas aqui em casa adoraram elas. A receptividade da minha família, especialmente a dos meus pais, foi algo que me encantou, sou super grata a eles por se esforçarem tanto e por tornarem essa hospedagem possível e tão agradável. E foi perfeito ter o Eric aqui, nem consigo imaginar não compartilhar esses dias e toda a experiência com ele. Foi bom pra Paula e pra Laura ambém, já que elas seguiram com ele até Marabá na quarta de manhã e, por lá conheceram a Casa da Cultura e puderam dar um pulo na Praia do Tucunaré, seguindo pra Belém no fim do dia. 

No fim ficou um gostinho de viagem, sabe. Uma vontade ainda maior do que eu já tinha de conhecer lugares, pessoas, sabores e cheiros diferentes do que eu vi por aqui a vida toda. Ficou a certeza de como eu sou uma ‘menina do interior’, de como minhas raízes são fincadas fundo por aqui, mas que isso não me impede de querer mais. Quer ir, quero ver, mas quero ter pra onde voltar. Ficou o lamento por não ter tirado muitas fotos delas, com e elas e de tudo. Ficaram ótimas lembranças pra mim e pra família toda. Ficou uma porta aberta pra quando eu der um pulo ali na Espanha.


5 comentários:

  1. Esse gostinho é tudo de bom né? Sobre as fotos que não tirou, não se preocupe, no fim das contas, tem momentos tão marcantes que nem uma bela fotografia é capaz de captar.São feitas para a memória :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que bacana! Não conhecia o couchsurfing! Muito boa a proposta!
    Deve ter sido mesmo uma experiência super incrível! Uma das coisas que mais gosto em viagem é conhecer o lugar, a cultura da galera... andar sem rumo pelas ruas e conhecer outros costumes e formas de interação. Fico prestando atenção em tudo!
    De uma forma diferente, a visita delas proporcionou um pouco disso também, né? :)

    E que recepção elas tiveram, héin? Deve ser uma incógnita muito grande essa de ir pra casa de pessoas que a gente não conhece. Podemos encontrar de tudo! Podia ser assim na casa de todo mundo! ^^

    ;*

    ResponderExcluir
  3. Haaa.. e como assim SÓ sabe fazer granny squares? Já é muita coisaaa! Nunca fiz um, acredita?

    Mas ó: pra fazer os amigurumis, só precisa saber o ponto baixo, o baixíssimo e o anel mágico. E tudo isso a gente aprende no youtube! Dá uma olhada lá que ensina a fazer bichinhos inteiros! :)
    ;*

    ResponderExcluir
  4. hahahaha, até excluí meu comentário para escrever de novo... ficou super repetitivo, afffff. Mas aí vai!

    Jessica, que barato! E tenho certeza que elas amaram, sempre é incrível conhecer um lugar novinho em folha, ainda mais com uma hospitalidade assim!
    E o tour guiado pelo seu pai também deve ter sido super legal também, né?

    Que legal que você fez isso, acho o máximo quem gosta de receber!!

    bjs e bom final de semana

    ResponderExcluir
  5. Hhauihaoiuhaoiuhaioa
    Ri demais com seu comentário lá no sorteio! Tadinha da quita se ela for pra sua casa! Se bem que ela nasceu pra isso, né? Então deve gostar de ouvir a vida toda das pessoas! :P

    ;*

    ResponderExcluir